sábado, 20 de agosto de 2016

Dependência Emocional Parte 1/4


Olá jovens, emfim hoje começarei a falar sobre Dependência Emocional,esta primeira parte é Dependência Emocional no namoro,noivado e casamento.  Muitas pessoas estão dependente das outras e não sabem, outra nem sabe o que significa Dependência emocional.
Afinal o que é Dependência Emocional?
O dependente emocional demonstra uma dependência afetiva em relação a uma outra pessoa. Ele necessita da aprovação, aceitação e reconhecimento do outro para lidar com as situações da vida, pois não acredita no seu próprio valor, no seu poder de tomar decisões, fazer escolhas e até mesmo na sua capacidade de conquistar alguém e, muitas vezes aceita relações destrutivas como um prêmio de recompensa.
É uma pessoa submissa e insegura, pois sua percepção de si mesma é muito frágil. Sente-se incapaz de agir adequadamente sem o auxílio de outras pessoas e por isso recorre frequentemente aos outros para ser orientada, ajudada e direcionada, sendo que tudo isto surge da necessidade de satisfazer suas necessidades internas e não pelo desejo de estar na companhia da outra pessoa.
Origem Da Dependência Emocional
dep_emocional2A maneira como as crianças são criadas na infância são fundamentais para o desenvolvimento de adultos seguros, confiantes e independentes emocionalmente, portanto, a forma como somos educados e preparados por nossos pais, professores, avós e parentes mais íntimos possuem um papel prioritário em nossas vidas.
Existem pais que culpam, desprezam, humilham e que não respeitam os sentimentos de seus filhos. As crianças que são tratadas assim sentem que não são dignas de serem queridas, amadas e passam a omitir seus sentimentos porque não sentem estes como sendo importantes.
O fato não é que os pais não amem seus filhos, mas muitas vezes com a intenção de acertar, supervalorizam o que seus filhos fazem de errado (apontando frequentemente uma falha) e desprezam totalmente as vitórias e as conquistas dele.
dep_emocional3Outros tipos de pais protegem demasiadamente seus filhos. É bastante comum que muitos pais protejam seu filho em excesso, satisfazendo todas as suas necessidades, como uma forma de compensar sua ausência frequente no papel de pai. Outros protegem demais por medo de “perder” o filho e ficarem sozinhos, desta forma, induzem os filhos a acreditarem que só debaixo de suas asas estarão seguros.
Os pais tornam-se permissivos em excesso, pagando todas as contas do filho, cedem coisas materiais sem limites e não incentivam os filhos a trabalhem fora para ganhar seu próprio sustento, ou seja, propiciam ao filho um mundo de fantasias que na realidade não existe.
Os filhos que não precisam fazer muito esforço para conquistar as coisas por si próprio, apresentarão dificuldades a ser mais independentes no futuro quando forem adultos , já que os pais supriram todas as suas necessidades.
Quando o relacionamento vira dependência emocional?
Vemos hojerios casais novos, iniciando um relacionamento, “crianças de doze anos que deveriam estar brincando de boneca e carinho” estão falando que se amam. Isso é uma coisa muito séria, onde os valores emocionais são totalmente trocados; mas isso não acontece somente com as crianças, vemos muitos jovens e adultos que acham que devem iniciar um relacionamento para resolver suas questões sexuais. Isso me lembra de uma frase que ouvi “ casamento não é para resolver problemas sexuais, se você casa para resolver seus vícios sexuais  você não está procurando uma esposa e sim uma prostituta legalizada”! Pode parecer meio exagerado, mas é exatamente assim que as coisas acontecem.
namoro-grudento
Essa troca de relacionamento para dependência emocional, tem vários fatores; por exemplo a menina pode tentar encontrar no seu parceiro um referencial de pai que ela não teve e vice e versa.
Irei falar de 3 atitudes da dependência emocional tanto no homem como na mulher (com a visão da psicologia e o que a bíblia diz a respeito):

– Necessidade excessiva de aprovação pelos demais.

O que a Bíblia diz: 2 Timóteo  2:15: Procura, isto sim, apresentar-se aprovado diante de Deus, como obreiro aprovado que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade. Está passagem nos mostra que não precisamos da palavra de reconhecimento dos homens, o que nos importa é chegarmos diante de Deus e sermos aprovador por Ele.
– Seu desejo de ter um(a) parceiro (a) é extremamente grande.
O que a Bíblia diz: Mateus 6: 33: Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.  Queridos o  mais importante é buscar a Deus, e Ele vai revelar a ti o momento certo e a pessoa certa pra ser seu companheiro(a).
– Não consegue preencher seu vazio interior com a relação, apenas atenua.
O que a Bíblia diz:  Jeremias 2:13: O meu  povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a Mim, a própria Fonte de Água Viva; e tentaram cavar as suas próprias cisternas, poços rachados que não conseguem reter a água. Essa passagem  trás a clareza que é somente em Deus que podemos ser totalmente completados de todo o vazio em que vivemos.
É ciumenta ao extremo, possessiva e exige atenção exclusiva para ela.
Considera as outras pessoas como ameaças ao relacionamento com a pessoa em questão.
Prefere passar muito tempo a sós com o objeto de sua dependência.
Entendemos que carência não se supre ela se cura.
Resultado de imagem para dependencia emocionalA única forma de sermos curados da nossa dependência e da nossa carência; e se colocar na disposição do tratar e da cura que vem da parte do Senhor. Sim, é difícil esperar em Deus quando a sua carne fala mais alto que seu espírito; assim como diz em Romanos 8:5 “ Os que vivem  segundo a carne têm a mente voltada para as vontades da natureza carnal, entretanto, os que vivem de acordo com o Espírito, tem a mente orientada para satisfazer o que o Espírito deseja”.
Vamos entrar em um tempo em que priorizados um relacionamento com Deus antes de qualquer outro relacionamento; leia a Bíblia, medite na Palavra, busque conhecer o coração do Teu Noivo;  O ÚNICO RELACIONAMENTO QUE É VERDADEIRAMENTE PARA A VIDA TODA.
Dependência emocional não é amor, pois o amor oriundo da casa do Pai tem características libertadoras. Neste ponto se engana quem quer ser enganado simplesmente por não se amar. Aqueles que se amam não são dependentes emocionais de outrem, apenas amam fluida mente.
Dependência Emocional:Como se livrar
 Tudo começa no namoro se aflora no noivado e se aflora mais ainda no casamento 
-Fuja de pessoas possessivas
-Fuja de pessoas mentirosas
-Fuja de pessoas indiferente que só pensam em si próprio.
-Fuja de pessoas pornográficas , taradas.
-Fuja de pessoas agressivas 
-Principal:Fuja das pessoas que não coloca dependência nenhuma em Deus.
Nunca se esqueça que Deus te ama, ame a si próprio, tenha opinião, se vista pra você não para as outras pessoas , faça as coisas porque  você gosta não seu(a) namorado(a)
Fontes:Bíblia. 
Rita Maria Brudniewski Granato, psicóloga Clínica a mais de 30 anos
Gabriella Karen


Nenhum comentário:

Postar um comentário